O processo se inicia com a solicitação de uma proposta Técnico/Comercial, e para que possamos elaborá-la precisaremos de algumas informações técnicas do seu produto.

É importante nesse momento termos o maior detalhe possível do(s) produto (s) a serem certificados, para que possamos elaborar uma proposta correta e de acordo com as exigências da Anatel, evitando qualquer tipo de surpresa no decorrer do processo devido a falta de alguma informação.

Informações importantes para o envio na solicitação da proposta

1- Especificação técnica detalhada do produto, contendo no mínimo:

  • Aplicação;
  • Local de uso;
  • Alimentação (fonte, base carregadora, alimentação direta 110/220V, etc.);
  • Faixa de frequência de Operação;
  • Potência;
  • Interfaces existentes;
  • Tecnologia existentes.

 

2 – Caso seu produto se enquadre na regra de família*, necessário saber quais produtos se enquadrariam nessa situação, sendo ideal o envio de fotos externas e internas de todos os produtos que poderiam compor a família.

*Regras de Famílias de produtos:

1 – Para Antenas e cabos existe uma regra especifica já definida pela Anatel através do IG06

2 – Para os demais produtos, temos duas possibilidades de compor uma família, sendo

A – Família Pura – Testa somente um modelo e os testes já são válidos para os demais membros da família

– Para esse caso a placa mãe e o invólucro dos produtos devem ser iguais, os modelos podem ser apenas sub-equipados (Exemplo: Um produto que tem a função TV em um modelo e em outro não, e nesse caso a placa mãe está somente sub-equipada com componentes destinados a esta função, mas a placa mãe é exatamente a mesma)

– Para esse caso o teste é feito no modelo mais completo e para os demais modelos não se faz necessário a realização de testes adicionais.

B – Família com complemento de testes

– Para esses tipo de produtos temos a característica de ter a mesma placa mãe para todos os modelos, mas o invólucro são diferentes entre os modelos

– Para esse caso é necessário testar por completo um dos modelos e realizar testes parciais nos demais modelos membros da família.

Seu produto se enquadrando em família poderá existir economia nos valores de testes, taxas e certificação, entretanto a parte documental se faz necessária para todos os modelos da família, como fotos externas e internas, especificações, manuais, entre outros.

Com todas as informações em mãos, estaremos lhe enviando uma proposta Técnico / Comercial contendo todos os valores envolvidos, prazos, condição de pagamento, classificação Anatel para seu produto e todos os testes aplicáveis.

Após essa etapa é só nos enviar se “De acordo” em nossa proposta, com o envio de seus dados cadastrais, para que seu processo seja iniciado.